Neste Dia dos Presidentes, o Presidente Donald J. Trump homenageia o espírito duradouro da liderança americana, refletindo sobre o progresso extraordinário alcançado em seu segundo mandato. Sob sua liderança decisiva, a nação vivenciou uma reviravolta histórica: a inflação despencou para seus níveis mais baixos em anos; o mercado de ações disparou para patamares sem precedentes; nossas forças armadas estão mais fortes do que nunca; a aplicação da lei está fortalecida; a fronteira está mais segura do que em qualquer outro momento da história; e os crimes violentos caíram para níveis recordes em nossas cidades.
Essas vitórias marcam o início de uma nova Era de Ouro da grandeza americana — onde os cidadãos americanos trabalhadores estão mais seguros, mais prósperos e mais orgulhosos do que nunca.

Os preços e a inflação estão muito baixos.
As políticas econômicas decisivas do presidente Trump estão trazendo alívio real para as famílias americanas, reduzindo a inflação, restaurando a acessibilidade à moradia e aumentando o salário líquido — abrindo caminho para uma Era de Ouro de prosperidade.
- A inflação subjacente — a melhor medida da inflação — caiu para o nível mais baixo em quase cinco anos, sublinhando o progresso sustentado alcançado na economia de Trump.
- No primeiro ano de mandato do presidente Trump, os rendimentos reais dos trabalhadores do setor privado superaram significativamente a inflação, colocando quase US$ 1.400 a mais nos bolsos dos trabalhadores e começando a reverter a perda de quase US$ 3.000 sofrida durante o governo Biden.
O presidente Trump também está cumprindo sua promessa de reduzir os custos para os americanos trabalhadores. Os principais preços caíram em janeiro e ao longo do último ano:
- Os preços de alimentos básicos como carne bovina, ovos e café estão em queda, refletindo o sucesso da agenda pró-crescimento e anti-inflacionária do presidente Trump e os esforços direcionados para combater os altos custos em áreas essenciais.
- Os preços da energia caíram no mês passado, enquanto os preços da gasolina atingiram alguns dos níveis mais baixos dos últimos anos.
- Os preços dos medicamentos prescritos caíram no último ano — e economias ainda maiores estão previstas graças às reformas históricas de preços de medicamentos do presidente Trump e ao Grande Plano de Saúde .
O mercado de ações e os planos de aposentadoria 401(k) estão em alta.
O mercado de ações se recuperou fortemente sob a liderança do presidente Trump — com cada um dos principais índices do mercado de ações atingindo recordes sucessivos, criando trilhões em novas riquezas para as famílias americanas.
- O Dow Jones Industrial Average, o S&P 500 e o Nasdaq bateram vários recordes históricos, com o S&P subindo quase 40% em relação à mínima do início do ano e o Dow ultrapassando os 50.000 pontos pela primeira vez na história.
- Os saldos dos planos 401(k) de milhões de trabalhadores cresceram substancialmente, proporcionando os maiores ganhos da história e garantindo aposentadorias mais tranquilas para os americanos trabalhadores.
Nossas forças armadas são fortes e poderosas.
O presidente Trump reconstruiu e fortaleceu as forças armadas dos EUA, garantindo que elas continuem sendo a força de combate mais poderosa e respeitada do mundo — pronta para deter ameaças e proteger os interesses americanos.
- Os gastos com defesa atingiram níveis recordes, impulsionando a modernização, uma base industrial revitalizada e a força mais poderosa da história americana — com o recrutamento atingindo níveis recordes.
- A liderança renovada e a ênfase no fortalecimento do combatente americano permitiram que o governo Trump realizasse ações militares notáveis, incluindo a destruição da capacidade de produção de armas nucleares do Irã e a captura do narcoterrorista Nicolás Maduro na Venezuela.
Nossas forças policiais são ótimas.
Nossos corajosos agentes da lei estão recebendo apoio como nunca antes — com recursos, respeito e ferramentas para manter nossas comunidades seguras.
- A agenda pró-polícia do presidente Trump capacitou a polícia a perseguir criminosos sem medo, reduzindo a criminalidade em todo o país.
- As parcerias federais com as forças policiais estaduais e locais levaram os índices de criminalidade em cidades governadas por democratas a níveis historicamente baixos.
Nossa fronteira é 100% segura.
Graças às ações ousadas do presidente Trump — incluindo a declaração de emergência nacional, o envio de apoio militar, o fim da política de “capturar e soltar” e a aplicação rigorosa das medidas de segurança — a fronteira sul está mais segura do que em qualquer outro momento da história moderna.
- As detenções realizadas pela Patrulha da Fronteira dos EUA caíram para níveis historicamente baixos, com janeiro registrando uma queda de 93% nas detenções ao longo da fronteira sudoeste, e zero liberações para o interior do país por nove meses consecutivos.
- Os confrontos em todo o país permanecem em níveis historicamente baixos, marcando a fronteira mais segura da história dos EUA.
Os índices de homicídios e criminalidade estão em níveis historicamente baixos.
Após anos de caos, aumento vertiginoso da criminalidade e políticas lenientes com o crime sob a liderança da esquerda radical, que mergulharam as maiores cidades do país na anarquia e na desordem, o presidente Trump assumiu o cargo com a promessa de restaurar a segurança pública — e ele cumpriu a promessa.
- Novos dados mostram quedas acentuadas em todas as principais categorias de crimes violentos em 2025 em comparação com o ano anterior: homicídios em geral caíram 19%, roubos 20% e agressões graves quase 10%.
- A taxa de homicídios nas maiores cidades do país caiu para o nível mais baixo em pelo menos 125 anos — marcando a maior queda anual já registrada. Além dos homicídios, o país também observou reduções drásticas em estupros, roubos, agressões graves, mortes por arma de fogo ( o menor número desde 2015), mortes de policiais em serviço ( o menor número em 80 anos ), mortes no trânsito e mortes por overdose .





