O chefe da AIEA afirma que um acordo sobre inspeções nucleares com o Irã pode ser alcançado nos próximos dias.

O Diretor-Geral da AIEA, Rafael Grossi, destacou que a agência estabeleceu um diálogo “imperfeito, complicado e extremamente difícil” com Teerã.


 

 

 

VIENA, 13 de fevereiro /TASS/. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã podem chegar a um acordo sobre inspeções das instalações nucleares do país nos próximos dias, afirmou o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.

“Retornamos ao Irã (após os ataques do ano passado às instalações nucleares do país – TASS). <…> Conseguimos trabalhar novamente, estabelecer alguma forma de diálogo – imperfeito, complicado e extremamente difícil –, mas ele existe. Portanto, acho que a grande questão do momento é como definir esses passos para o futuro. Sabemos perfeitamente o que precisa ser verificado e como verificar. Eu diria que estamos em um momento muito, muito crucial. Talvez, nos próximos dias, em vez de semanas ou meses, possamos ver uma luz no fim do túnel”, destacou ele na Conferência de Segurança de Munique, ao ser questionado sobre a possibilidade de um novo acordo sobre inspeções nucleares.

Na madrugada de 13 de junho, Israel lançou uma operação militar contra o Irã. Menos de 24 horas depois, Teerã retaliou. Nove dias depois, nas primeiras horas de 22 de junho, aviões americanos alvejaram três instalações nucleares iranianas, entrando efetivamente no conflito. Na noite seguinte, Teerã realizou um ataque com mísseis contra Al Udeid, a maior base militar americana na região, localizada no Catar. O presidente americano Donald Trump anunciou posteriormente que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo completo. A trégua entrou em vigor em 24 de junho.

O Irã rompeu relações com a AIEA devido à falta de condenação da agência contra Israel e os EUA. Em 9 de setembro, o Irã e a AIEA assinaram um acordo para retomar a cooperação. No entanto, em 20 de setembro, o Irã suspendeu a cooperação com a AIEA em protesto contra uma resolução que exigia que o país concedesse aos inspetores da agência acesso irrestrito às suas instalações nucleares.

https://tass.com/tag/irans-nuclear-program-issue