Expectativa é que fim da escala 6×1 seja aprovado ainda neste semestre

Proposta visa redução da jornada e ampliação do tempo de descanso para trabalhadores


A expectativa no Legislativo é de que o fim da escala 6×1 seja aprovado ainda neste primeiro semestre. A medida foca na diminuição da carga de trabalho semanal e no aumento do tempo livre para os trabalhadores brasileiros.

A intenção é que o tema seja pautado para votação e promulgação nos próximos meses, visando garantir que os trabalhadores tenham mais tempo para o convívio familiar, lazer e cuidados pessoais. “Nós vamos acabar com a escala 6×1 no Brasil. Essa é uma necessidade do trabalhador brasileiro”, afirmou uma das lideranças favoráveis à medida durante evento no Rio de Janeiro.

Existem articulações em andamento com a presidência da Câmara para tratar do avanço do tema nas próximas semanas.

A proposta (PEC nº 8/2025)

O fim da escala 6×1 está previsto na Proposta de Emenda à Constituição nº 8/2025, apresentada à Câmara dos Deputados em fevereiro do ano passado. O texto conta com a assinatura de 226 deputados, tendo a deputada Erika Hilton como a primeira signatária e autora da proposta.

Sobre a eventual resistência de setores do grande empresariado à mudança na carga de trabalho, defensores da PEC avaliaram que o posicionamento contrário não é uma surpresa histórica quando se trata de direitos trabalhistas. Argumentam que a mudança é essencial para a dignidade humana, independentemente da pressão de setores produtivos.

Antecedentes

No final do ano passado, medidas administrativas já haviam sido tomadas para erradicar a escala 6×1 em setores específicos de serviços terceirizados, como limpeza e copa em órgãos públicos de alto escalão. Nesses casos, centenas de profissionais já foram migrados para, no máximo, a escala 5×2.