Brincadeiras marcam retorno das atividades do Teamarr

Atividades lúdicas ao ar livre ajudaram na readaptação das crianças às terapias e fortaleceram a socialização


Pula-pula, corrida de três pernas, guerra de balões e banho de mangueira marcaram a recepção de boas-vindas para crianças e jovens atendidos pelo grupo de Habilidades Sociais e Emocionais do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã desta sexta-feira (13).

O retorno das atividades foi celebrado com uma programação lúdica e interativa na área externa do Teamarr, promovendo acolhimento e integração entre os participantes. As ações integram o atendimento multidisciplinar oferecido pelo centro e reforçam a importância do brincar como ferramenta terapêutica para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças.

De acordo com a assistente terapêutica Iara Vaz, o primeiro encontro do ano foi pensado para facilitar a readaptação das crianças à rotina de terapias. “Hoje é o primeiro dia do grupo de habilidades sociais deste ano, e a gente resolveu fazer uma atividade mais lúdica porque as crianças estão retornando. É uma forma de se adaptar de novo às terapias. O grupo já existe desde o ano retrasado e a gente vem se estruturando cada vez mais, tentando aumentar a quantidade de beneficiários”, explicou.

Segundo ela, o foco do trabalho é fortalecer a convivência social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A gente direciona as atividades para trabalhar as habilidades sociais, porque muitas crianças têm esse déficit e precisam de suporte maior para aprender regras sociais, como se portar nos ambientes e interagir. Trabalhamos essa socialização até para que elas consigam brincar com outras crianças”, acrescentou.

A operadora de caixa Raphaela Leal, mãe de Nicolas Kaleb, de sete anos, acompanha a evolução do filho desde que conheceu o programa pelas redes sociais. “Ele recebeu o diagnóstico e eu conheci o Teamarr pelo Instagram. Ano passado, ele começou as terapias. O Nicolas tinha muita dificuldade em falar frases completas, e hoje ele já fala. Tinha dificuldade de interagir com outras crianças, não gosta de perder. Então isso é trabalhado com ele: aprender a brincar e entender que nem tudo é só do jeito dele”, contou.

Empolgado com o retorno, Nicolas aprovou as atividades. “Foi bem legal as brincadeiras, principalmente o banho de mangueira. Eu gosto de aprender e brincar no pula-pula”, disse.

Teamarr

O Teamarr é um centro especializado da Assembleia Legislativa de Roraima, que está inserido no Programa de Atendimento Comunitário, presidido pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas).

Entre as áreas especializadas disponíveis para atendimentos estão: psicologia, neuropsicologia, nutrição, psicopedagogia, pedagogia, educação física e fisioterapia, além das atividades coletivas como a terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), grupo de habilidades sociais e emocionais e o projeto Turistea.

O local oferece acolhimento, terapias e orientações a crianças e adolescentes com TEA, além de capacitação para familiares e profissionais da saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista.

Contato: (95) 99164-1475

Call Center: 0800 006 0670