Fortaleza é a 1° cidade do NE a aderir projeto Abrigo Amigo

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com a Eletromidia e a operadora Claro, e com a Urbmídia (Grupo Urb), anunciaram a inauguração do Abrigo Amigo na cidade. A cidade é a primeira do Nordeste a aderir à ação, que visa tornar os pontos mais seguros, principalmente, para mulheres.

Os painéis têm acesso à leitura em braille e um botão acessível. Basta apertar ele para fazer uma videochamada com a central de atendimento, composta só por mulheres. Na tela, uma atendente aparece e pergunta como pode ajudar, acolhendo, dando informações ou até mesmo só fazendo companhia.

Esse canal é conectado com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), permitindo auxílio das forças de segurança. A ideia é que esse dispositivo funcione no período das 20 horas até às 5h.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), painéis devem atender e aumentar a segurança de todos os usuários, mas principalmente das mulheres que se sentirem inseguras ou assediadas.

“Fortaleza é a primeira capital do Nordeste a receber o Abrigo Amigo. Já iniciamos com 20 equipamentos em funcionamento, instalados em pontos de grande circulação, para que as pessoas não se sintam sozinhas ou inseguras nas paradas de ônibus. É uma iniciativa que acolhe, protege e permite orientação imediata, inclusive com acionamento das forças de segurança quando necessário”, afirmou o gestor.

O diretor de Marketing do Grupo Urb, Valdomiro Neto, por sua vez, destaca que essa iniciativa simboliza “o que acreditamos como o futuro das cidades: tecnologia aplicada com propósito e impacto social real. Ao lado de parceiros estratégicos como a Claro e a Eletromidia, conseguimos transformar a mídia urbana em uma ferramenta de acolhimento, informação e cuidado com as pessoas