Pequenos empreendedores estão otimistas para 2026, revela pesquisa

O ano de 2026 chega repleto de expectativas positivas para a maioria dos micro e pequenos empreendedores brasileiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, ao revelar que 74,1% dos entrevistados estão otimistas com suas vendas para o próximo ano. Outros 23,2% se dizem neutros, enquanto uma minoria de 2,7% demonstra pessimismo em relação a 2026.
A análise por segmento mostra que os empreendedores de estética e beleza lideram o otimismo, com 83,9% de expectativa positiva para o próximo ciclo. Na outra ponta, os profissionais da área da saúde são os menos confiantes, embora ainda apresentem um índice relevante de otimismo, de 43,5%. Regionalmente, o Nordeste se destaca como a região mais animada, com 81% dos empreendedores confiantes. O Sul do país apresenta o menor índice regional, mas ainda mantém um patamar elevado de expectativa positiva, com 64,9%.
Entre os principais fatores que explicam o otimismo, 51,7% dos empreendedores afirmam que a confiança está ligada aos investimentos que pretendem realizar em seus próprios negócios ao longo de 2026. A expectativa positiva associada ao entendimento de que a economia brasileira tem melhorado é o motivo alegado por 19% dos empreendedores. “Mais da metade dos empreendedores já está olhando para 2026 com planos claros de investimento, o que reforça uma postura de crescimento. Esse movimento, aliado a uma leitura mais positiva da economia, indica um empreendedor mais confiante e disposto a expandir suas operações”, diz Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina.
O otimismo se repete na maioria dos segmentos, com destaque para os empreendedores do Norte, onde 80% relacionam o otimismo diretamente aos investimentos planejados, enquanto no Nordeste cresce a parcela que acredita em um cenário econômico mais favorável.
O levantamento revela, ainda, diferenças nas motivações por setor. Negócios no ramo de produtos de beleza, por exemplo, associam o bom momento ao crescimento das vendas online, enquanto empreendedores dos segmentos de roupas e saúde acreditam que 2026 será positivo devido ao investimento em novas tecnologias. Entre os pessimistas, a justificativa de 88,9% aponta para uma piora da economia como principal motivo, enquanto 11,1% reconhecem desafios internos em seus próprios negócios.
Quando o assunto são os meios de pagamento, o Pix segue consolidado como o favorito para 2026, sendo apontado por 42,2% dos respondentes como a principal forma de recebimento. O cartão de crédito aparece em segundo lugar, com 32,2%. “O Pix é muito querido pelos brasileiros, sejam eles consumidores ou donos de negócios. No entanto, o cartão de crédito mantém sua relevância, especialmente entre os empreendedores de beleza, onde o parcelamento é um fator decisivo para os consumidores”, afirma Lilian.
A pesquisa também investigou os planos de inovação para o próximo ano. Estratégias de marketing lideram a lista, citadas por 27,2% dos empreendedores como a principal aposta para 2026. A inteligência artificial, apesar de ser uma tecnologia largamente inserida no mundo corporativo, aparece nos planos de apenas 8,4% dos respondentes. A escolha das novas ferramentas varia de acordo com o faturamento: empreendedores que ganham até um salário mínimo pretendem investir em marketing ou novos meios de pagamento, enquanto aqueles que faturam acima de 10 salários mínimos planejam adotar soluções de atendimento mais personalizadas.
A pesquisa da SumUp tem natureza quantitativa e foi realizada por meio de questionário online entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro de 2025, ouvindo 320 microempreendedores e pequenos negócios, distribuídos em todas as regiões do País. Confira a íntegra da pesquisa neste link.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos. Há 13 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em 37 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina.
No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.