Comunicação da ALERR é destaque e conquista o Top 3 do Prêmio de Jornalismo da DPE-RR

Profissionais da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) foram destaque no 2º Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), realizado nesta sexta-feira (19), no auditório do banco Sicredi. O evento contou com a presença de estudantes da área, jornalistas, familiares e amigos dos vencedores.

O fotógrafo Eduardo Andrade conquistou o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo com imagens da matéria “Casal diz ‘sim’ após 56 anos juntos durante cerimônia coletiva da Defensoria em Boa Vista”, produzida pela jornalista Bruna Cássia. A reportagem está disponível no site Papo Roraima.

A iniciativa, intitulada “Enfim, casados”, é desenvolvida anualmente pela DPE-RR e tem como objetivo oficializar a união civil de casais que não possuem condições financeiras para arcar com as custas cartorárias.

“Foi uma matéria muito bonita, com dois casais de idosos que abraçaram a nossa ideia, e o resultado foi esse. Fiquei muito lisonjeado com a vitória. Já participei de outros concursos, mas ainda não havia alcançado essa colocação. Estou há quase 20 anos na área e muito feliz. Agradeço às minhas colegas Júlia Matos e Bruna Cássia pelo apoio”, destacou Eduardo Andrade.

Na categoria Vídeo Profissional, o editor-chefe da TV ALERR, Johann Barbosa, conquistou o segundo lugar com o documentário “Meu pai tem nome”, produzido dentro de uma campanha nacional do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). A produção acompanhou famílias antes e durante o processo de reconhecimento paterno, evidenciando o impacto positivo da inclusão do nome do pai na certidão de nascimento. O material está disponível no canal do YouTube da Assembleia Legislativa.

“A gente mostra toda a importância desse processo, ouvindo familiares, defensores públicos e psicólogos, reforçando que não é apenas um nome no papel, mas a realização de quem busca ser reconhecido. Para mim, a premiação representa a valorização do nosso trabalho e a ampliação desse projeto, para que ele alcance mais pessoas que têm o mesmo sonho”, afirmou Johann.

Ainda na categoria Vídeo Profissional, a jornalista Júlia Matos conquistou o terceiro lugar com a matéria sobre a terceira edição do projeto “Enfim, casados”, exibida no jornal Assembleia Informa no dia 19 de maio. O conteúdo também pode ser conferido no YouTube da Casa Legislativa.

“Mais de 200 casais participaram da cerimônia em uma linda tarde no Parque do Rio Branco. Fiquei muito feliz em poder retratar, de forma simples, mas honesta, a história de amor de alguns deles, inclusive de um casal que ficou 50 anos sem se ver, se reencontrou e, finalmente, pôde se unir por meio desse laço. Estou muito feliz com o resultado”, ressaltou Júlia.

A superintendente de Comunicação da ALERR, Sônia Lúcia Nunes, agradeceu à Defensoria Pública pela realização do prêmio e destacou que as colocações refletem o trabalho desenvolvido pela comunicação do Parlamento.

“Foi uma oportunidade para a TV ALERR e nossos fotógrafos mostrarem o trabalho realizado diariamente. Participamos da premiação com muita gratidão e, agora, com o primeiro lugar em fotografia e o segundo e terceiro lugares em vídeo, por meio da TV ALERR. Isso demonstra o trabalho sério da comunicação do Poder Legislativo, que leva informação de qualidade à população do nosso estado”, afirmou.

O prêmio

 

O Prêmio de Jornalismo da DPE-RR reconhece profissionais da comunicação que contribuem para dar visibilidade a temas sociais relevantes e para fortalecer o papel da Defensoria Pública na promoção da cidadania e dos direitos humanos. Nesta edição, o tema foi “Jubileu de Prata: 25 anos da DPE-RR”.

Ao todo, foram seis categorias: Áudiojornalismo, Fotojornalismo, Texto, Universitário, Videojornalismo e Grande Prêmio Defensorial. Cada categoria foi avaliada individualmente, com premiação para os três primeiros colocados, que receberam placa, certificado e valores em dinheiro.

De acordo com o defensor público-geral, Oleno Matos, o jornalismo em Roraima tem papel fundamental na história e na atuação da Defensoria Pública, especialmente junto à população.

“Com esse senso de responsabilidade com o jornalismo, pensamos em criar esse projeto para premiar as diversas vertentes da profissão, valorizando aqueles que, no dia a dia, levam a atuação da Defensoria ao conhecimento da sociedade. Ficamos muito felizes em homenagear pessoas que tanto contribuem para o bem do Estado”, concluiu.