Adeir Queiroz é uma figura amplamente conhecida nos corredores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Com lanches apetitosos, sacia a fome de servidores como forma de garantir uma renda extra no final do mês. Mas foi com a ajuda do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) que ele mudou a forma de apresentar e vender seus produtos.
“Comecei a vender devido à necessidade financeira, porque meu orçamento não alcançava para pagar as contas. Decidi trabalhar por conta própria para aumentar a renda. Receber a capacitação do Inovem foi muito importante, e agora quero melhorar cada dia mais, colocando em prática tudo que aprendi na capacitação”, declarou Adeir, ao acrescentar que pretende incluir novidades no cardápio.
Com o apoio do Inovem, o empreendedor criou a marca “Adeir Lanches – Delícias em Movimento” e aplicou o slogan na camisa, bolsa térmica e embalagens. Ele também substituiu os potes reutilizáveis por descartáveis com tampa, trocou a bolsa improvisada por uma térmica adequada, revisou os preços dos produtos e atualizou o cardápio. Além disso, recebeu todo o suporte necessário para elaborar e acompanhar a movimentação financeira do seu pequeno negócio.
“Essa iniciativa do Inovem é muito importante e precisa alcançar mais pessoas, principalmente aquelas que pensam que não conseguem fazer algo. Elas precisam ser orientadas para enxergar a capacidade que têm de trabalhar e fazer aquilo que realmente desejam fazer”, comentou Adeir.
Esta é a última reportagem da campanha “Sente, Cuida e Faz”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima que traduz seu papel humanizado e transformador na vida das pessoas por meio de leis e programas sociais. O conceito resume a forma como a Casa tem trabalhado nos últimos anos: sentir as necessidades da população por meio da escuta ativa, cuidar da sociedade por meio de programas sociais e fazer a diferença na vida das pessoas com ações concretas e resultados visíveis.
A Assembleia Legislativa conta atualmente com 10 programas permanentes: Centro de Convivência da Juventude (CCJuv); Escola do Legislativo (Escolegis); Secretaria Especial da Mulher, onde estão inseridos o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e o Centro Reflexivo Reconstruir; Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Programa Fiscaliza; Procon Assembleia; Centro de Apoio aos Municípios (CAM); Programa de Atendimento Comunitário com o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr); Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem); e Programa de Bem-Estar Animal.
Centro que permite sonhar
O Inovem foi pensado pela Assembleia Legislativa como um espaço para impulsionar o empreendedorismo local por meio da oferta de educação financeira e da capacitação de cidadãos para o desenvolvimento de negócios. O empreendedorismo é visto pelo parlamento como uma ferramenta poderosa para assegurar renda, garantir o sustento pessoal e da família, impulsionar a economia e fazer o estado crescer cada vez mais.
“O programa Inovem tem atuado por meio da valorização dos pequenos negócios, oferecendo suporte estratégico para aqueles que almejam crescer e se consolidar no mercado. A equipe faz todo um acompanhamento para entender as necessidades do empreendedor, ajudá-lo a melhorar o que já está sendo feito ou oferecendo consultoria para quem deseja empreender. Isso é importante para as famílias e para o estado e mostra, mais uma vez, o resultado prático do trabalho da Assembleia Legislativa na vida do cidadão”, enalteceu o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
O Inovem atua através de seis projetos:
- Conexão Financeira, que desenvolve competências de gestão financeira entre os alunos de escolas públicas, incentivando hábitos saudáveis de consumo e planejamento financeiro;
- InovaRR, que incentiva o empreendedorismo entre jovens e adultos, oferecendo capacitação prática, consultorias e acesso a ferramentas para transformar ideias em empreendimentos sustentáveis e inovadores;
- Inovem Pro, que apoia empreendedores que desejam expandir os negócios, com planejamento estratégico, inovação e sustentabilidade;
- Feira Inovem, voltada à promoção de networking e oportunidades de negócios para empreendedores locais, incentivando a exposição de produtos e serviços, a troca de experiências e o fortalecimento da economia regional;
- Elas Inovam, voltado às mulheres que desejam empreender ou se qualificar para o mercado de trabalho, foca na ampliação do protagonismo feminino, por meio da capacitação técnica e do desenvolvimento pessoal e profissional;
- Teste Vocacional, oferece aos estudantes do ensino médio uma ferramenta de autoconhecimento e orientação profissional, com o propósito de auxiliá-los na identificação de afinidades, talentos e áreas de interesse, contribuindo para uma escolha mais consciente e alinhada às suas vocações.
Em menos de oito meses de trabalho, o Inovem alcançou resultados expressivos, com mais de 4,5 mil pessoas atendidas por meio de feiras, capacitações, testes vocacionais, consultorias e programas educativos. Os resultados, portanto, consolidam o programa como um dos principais instrumentos de formação empreendedora e desenvolvimento social em Roraima.
“O Inovem tem se destacado com o acolhimento realizado sem distinção de idade. Estivemos presentes nas escolas, com algo inovador, que foi o teste vocacional, bem como o Conexão Financeira, em que os estudantes tinham o objetivo de arrecadar recursos para a formatura e, para isso, realizaram diversas ações inovadoras e empreendedoras para alcançar esse feito. Seu Adeir, por exemplo, ganhou profissionalismo, segurança alimentar, modernização da apresentação, organização financeira e fortalecimento de sua presença como empreendedor local”, enfatizou a presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União).






