Os principais pontos turísticos da capital roraimense, Boa Vista, foram rota de passeio do projeto Turistea, na manhã desta quarta-feira (27). Crianças e adolescentes puderam apreciar e conhecer a história do Mirante Edileusa Lóz, Orla Taumanan, Monumento aos Garimpeiros, Igreja Matriz e Prédio da Intendência, todos no centro da cidade.
O passeio faz parte da programação do Turistea, projeto desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que fomenta o turismo inclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de capacitações de profissionais do ramo turístico do estado.
Este é o terceiro passeio realizado este ano, como parte do segundo ciclo do Turistea. Para a coordenadora do projeto, a psicopedagoga Jane Lira, o momento reforça o compromisso em atender, com acolhimento e acessibilidade, o público atípico.
“Os passeios contribuem para a interação social e ampliam a terapia para além da sala clínica. Não se trata apenas de lazer, mas de um recurso terapêutico que promove ensinamentos e estimula a parte sensorial. Nessas atividades, trabalhamos diferentes habilidades essenciais para o desenvolvimento. O objetivo é que elas sejam aplicadas na rotina diária dos participantes”, explicou.
Quem concorda com isso é a autônoma Márcia Queiroz, mãe de Blenda Bueno, de 17 anos. A adolescente é atendida pelo Teamarr há dois anos nas áreas de psicopedagogia e pedagogia, e agregou o Turistea às atividades.
“O benefício é enorme, porque a Blenda não tem o costume de sair. Hoje mesmo foi um desafio convencê-la a vir, mas no fim ela quis participar, e isso é muito bom para que ela se socialize com outros adolescentes”, contou.
A mãe acrescenta que a convivência com a equipe do Teamarr tem ajudado a filha a superar algumas barreiras. Isso porque os profissionais vão além de atender e acabam se tornando um ponto de apoio.
“Ela ainda reluta em participar, mas aos poucos está quebrando os medos e vencendo desafios. Os atendimentos em psicopedagogia e pedagogia têm ajudado bastante, já que ela ainda enfrenta algumas dificuldades na alfabetização”, completou.
Durante o passeio, a guia de turismo Sissi Oliveira, que atua há cinco anos na profissão e integra o Turistea desde 2024, destacou a relevância da experiência. Ela também falou como a prática fortalece a atuação profissional e garante qualidade nas visitas.
“Isso só demonstra como é importante a capacitação da inclusão no turismo e mostra para as pessoas que há a possibilidade de elas se divertirem, usufruindo dos pontos turísticos da nossa cidade, tendo pessoas capacitadas para conduzir esses passeios”, acrescentou.
Turistea
O Turistea é um projeto do Teamarr, unidade vinculada ao Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, que tem como objetivo fomentar o turismo inclusivo em Roraima. A iniciativa promove a qualificação de profissionais do setor por meio de oficinas, capacitações e atividades práticas, como passeios aos principais pontos turísticos do estado.