Crianças e adolescentes atendidos por projeto da ALERR fazem passeio em pontos turísticos de Boa Vista

Os principais pontos turísticos da capital roraimense, Boa Vista, foram rota de passeio do projeto Turistea, na manhã desta quarta-feira (27). Crianças e adolescentes puderam apreciar e conhecer a história do Mirante Edileusa Lóz, Orla Taumanan, Monumento aos Garimpeiros, Igreja Matriz e Prédio da Intendência, todos no centro da cidade.

O passeio faz parte da programação do Turistea, projeto desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que fomenta o turismo inclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de capacitações de profissionais do ramo turístico do estado.

Este é o terceiro passeio realizado este ano, como parte do segundo ciclo do Turistea. Para a coordenadora do projeto, a psicopedagoga Jane Lira, o momento reforça o compromisso em atender, com acolhimento e acessibilidade, o público atípico.

“Os passeios contribuem para a interação social e ampliam a terapia para além da sala clínica. Não se trata apenas de lazer, mas de um recurso terapêutico que promove ensinamentos e estimula a parte sensorial. Nessas atividades, trabalhamos diferentes habilidades essenciais para o desenvolvimento. O objetivo é que elas sejam aplicadas na rotina diária dos participantes”, explicou.

Quem concorda com isso é a autônoma Márcia Queiroz, mãe de Blenda Bueno, de 17 anos. A adolescente é atendida pelo Teamarr há dois anos nas áreas de psicopedagogia e pedagogia, e agregou o Turistea às atividades.

“O benefício é enorme, porque a Blenda não tem o costume de sair. Hoje mesmo foi um desafio convencê-la a vir, mas no fim ela quis participar, e isso é muito bom para que ela se socialize com outros adolescentes”, contou.

A mãe acrescenta que a convivência com a equipe do Teamarr tem ajudado a filha a superar algumas barreiras. Isso porque os profissionais vão além de atender e acabam se tornando um ponto de apoio.

“Ela ainda reluta em participar, mas aos poucos está quebrando os medos e vencendo desafios. Os atendimentos em psicopedagogia e pedagogia têm ajudado bastante, já que ela ainda enfrenta algumas dificuldades na alfabetização”, completou.

Durante o passeio, a guia de turismo Sissi Oliveira, que atua há cinco anos na profissão e integra o Turistea desde 2024, destacou a relevância da experiência. Ela também falou como a prática fortalece a atuação profissional e garante qualidade nas visitas.

“Isso só demonstra como é importante a capacitação da inclusão no turismo e mostra para as pessoas que há a possibilidade de elas se divertirem, usufruindo dos pontos turísticos da nossa cidade, tendo pessoas capacitadas para conduzir esses passeios”, acrescentou.

Turistea

O Turistea é um projeto do Teamarr, unidade vinculada ao Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, que tem como objetivo fomentar o turismo inclusivo em Roraima. A iniciativa promove a qualificação de profissionais do setor por meio de oficinas, capacitações e atividades práticas, como passeios aos principais pontos turísticos do estado.